quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resenha: Memórias de uma Gueixa

Antes de mais nada, desculpe por não continuar com os posts de Buenos Aires, é que as fotos do evento que fui a noite estão em outra câmera, estou esperando para pega-las e colocar aqui.

Memórias de uma Gueixa

Páginas: 451
Escritor: Arthur Golden
Editora: Imago

"Seus lábios procuraram diretamente o pequeno triângulo de carne onde as beiradas do meu quimono se uniam em minha garganta"

Memórias de uma Gueixa" é um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

Esse livro com certeza se tornou um dos meus favoritos, ontem de madrugada fiquei acordada até as 3h para ler os 115 restantes. A história da pequena Chiyo que se torna Sayuri é fascinante em todos os sentidos. E você aprende muito a cultura do Japão e das gueixas(amei). As gueixas tinham uma vida sofrida, mas elas se tornavam gueixas não porque queriam e sim porque não tinham escolha. Eu estava desejando esse livro faz um ano e agora que tenho e li, valeu a pena, porque a emoção que a Sayuri nos passa é muito intensa. E ela conta tudo, os perigos, os romances, os medos e seus desejos. Um livro que deixara uma marca na minha vida, com certeza. Este é outro livro que qualquer leitura pode ser adiada por ele. E sim, eu chorei drasticamente no fim. 

"Vamos, chore se tiver vontade. Por que acha que a botei em cima de uma pia?"

Capa: 5/5
História: 5/5
Personagens: 5/5
Narrativa: 5/5

Nenhum comentário: