segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vocaloids

Vocaloid é um software de síntese de voz desenvolvido através de um projeto de investigação entre a Universidade Pompeu Fabra, na Espanha e Yamaha, que apoiou financeiramente o desenvolvimento e, mais tarde desenvolveu o software para o produto comercial "Vocaloid". Ele usa tecnologia de sintetização de voz gravada especialmente de atores ou cantores. Para criar uma canção, o usuário deve ter a melodia e a letra. Um piano de interface é usado para introduzir a melodia e as letras podem ser inseridas em cada nota. O software pode alterar a ênfase das pronúncias, adicionar efeitos como vibrato, ou alterar a dinâmica e o tom da voz. Cada Vocaloid é vendido como "um cantor em uma caixa" projetado para funcionar como um substituto para um cantor real. O software é destinado a músicos profissionais, bem como outros usuários até agora têm vendido a ideia de que os únicos limites são as habilidades próprias dos usuários.

História do Desenvolvimento

Yamaha anunciou seu desenvolvimento em 2003, e em 15 de janeiro de 2004, Leon and Lola, o primeiro software foi lançado. Não foi lançado como um produto Yamaha, mas um pacote de softwares de Vocaloid Singer Libraries foi desenvolvido por terceiros, e incluía o software Vocaloid da Yamaha. Leon, Lola, e Miriam (Miriam usando a voz de Miriam Stockley) foram lançados pela Zero-G Limited, enquanto Meiko (lançado em 5 de outubro de 2004 e usando samples vocais da cantora japonesa Meiko Haigo) e Kaito foram lançados pela Crypton Future Media.

Em janeiro de 2007, a Yamaha anunciou uma nova versão do software , Vocaloid2, com vários grandes melhorias na usabilidade e qualidade de síntese. Zero-G e outros produtos anunciados alimentado pelo motor de um novo software no início de 2007. PowerFX lançou o pacote Vocaloid2 primeira em junho de 2007, um produto chamado Inglês Sweet Ann. Logo em seguida, em agosto de 2007, quando lançou Crypton Hatsune Miku, a primeira de uma série de japonês vozes Vocaloid 2 caracteres. O segundo pacote Kagamine Rin / Len foi lançado em 27 de dezembro de 2007 e a edição atualizada "act2" foi lançado em julho de 2008. O primeiro Vocaloid 2 produto da Zero-G, Vocaloid Prima, uma voz Inglês clássicos, foi finalmente lançado em 14 de janeiro de 2008 no Reino Unido e 22 de fevereiro de 2008 no Japão. Ele foi originalmente agendado para lançamento na primavera de 2007. Prima foi apresentada na Feira NAMM 2008; O terceiro produto da Vocaloid 2 Crypton, Megurine Luka, foi colocado à venda em 30 de janeiro de 2009, ela é o segundo bi-lingual produto Vocaloid, mas o primeiro a ser capaz de cantar em Japonês e Inglês e em Outubro de 2011 será lançada SeeU, terceira Vocaloid bilingue cantando em coreano e japonês, sua plataforma é Vocaloid3.

Vocaloids
Nome                      Idioma                       Data                            Empresa                               Versão
                     
Leon                 Inglês Masculino    3 de Março de 2004           Zero-G Limited                       Vocaloid
Lola                  Inglês Feminino      3 de Março de 2004           Zero-G Limited                       Vocaloid
Miriam              Inglês Feminino      26 de Julho de 2004           Zero-G Limited                       Vocaloid
MEIKO        Japonês Feminino      5 de Novembro de 2004    Crypton Future Media             Vocaloid
KAITO       Japonês Masculino      17 de Fevereiro de 2006    Crypton Future Media             Vocaloid
Sweet Ann        Inglês Feminino      29 de Junho de 2007          PowerFX                                Vocaloid2
Miku Hatsune   Japonês Feminino   31 de Agosto de 2007        Crypton Future Media             Vocaloid2
Rin/Len Kagamine Japonês F e M   27 de dezembro de 2007    Crypton Future Media             Vocaloid2
Prima                Inglês Feminino      14 de janeiro de 2008          Zero-G Limited                      Vocaloid2
Gackpoid        Japonês Masculino   31 de Julho de 2008            Internet Co. Ltd.                    Vocaloid2
Luka Megurine  Japonês e Inglês Feminino 30 de Janeiro de 2009  Crypton Future Media        Vocaloid2
Megpoid(Gumi) Japonês Feminino   25 de Junho de 2009           Internet Co. Ltd.                    Vocaloid2
Sonika               Inglês Feminino      14 de Julho de 2009            Zero-G                                  Vocaloid2
Kiyoteru Hiyama Japonês Masculino  4 de Dezembro de 2009   AH Software                          Vocaloid2
SF-A2 miki    Japonês Feminino      4 de Dezembro de 2009      AH Software                          Vocaloid2
Yuki Kaai       Japonês Feminino      4 de Dezembro de 2009      AH Software                          Vocaloid2
Big Al              Inglês Masculino         22 de Dezembro de 2009    PowerFX                             Vocaloid2
Miku Hatsune Append Japonês Feminino 30 de Abril de 2010    Crypton Future Media             Vocaloid2
Tonio             Inglês Masculino         14 de Julho de 2010            Zero-G                                   Vocaloid2
Nekomura Iroha  Japonês Feminino  22 de Outubro de 2010      AH Software                           Vocaloid2
Lily                 Japonês Feminino       25 de Agosto de 2010        Internet Co. Ltd.                     Vocaloid2
VY1 Mizki     Japonês Feminino        1 de Setembro 2010          Yamaha                                   Vocaloid2
Gachapoid    Japonês Masculino        8 de Outubro de 2010        Internet Co. Ltd.                    Vocaloid2
Piko Utatane  Japonês Masculino  8 de Dezembro de 2010  Sony Music Entertainment Japan    Vocaloid2
Rin/Len Kagamine Append  Japonês F e M 27 de Dezembro de 2010 Crypton Future Media    Vocaloid2
VY2             Japonês Masculino        25 de abril de 2011            Yamaha                                  Vocaloid2
SV01 SeeU   Japonês e Coreano Feminino  Outubro de 2011      Yamaha                                 Vocaloid3
Akoi Lapis     Japonês Feminino         Sem Previsão                      Studio DEEN                        Vocaloid3

 Álbuns e Singles

É vendido no Japão e também nos Estados Unidos os CDs com as personagens da Vocaloid, em que alguns dos cantores mais populares cantam, entre eles: Miku Hatsune, Luka Megurine, Len Kagamine, Rin Kagamine, e alguns outros. Nem todos os vocaloids tiveram algum CD. E há mais de 200 CDs feitos.

Jogos

Foi lançado em 2009, chamado Hatsune Miku: Project Diva, um clássico musical, parecido com o jogo OSU. Também é possível mudar o guarda-roupa de Miku e das outras personagens incluídas no jogo, KAITO, MEIKO, Rin, Len e até Haku e Neru, Vocaloids fanmade que foram adotadas pela companhia. Em 2010 foi lançado Hatsune Miku: Project Diva 2nd, um jogo similar ao primeiro, com algumas mudanças, como mais personagens e músicas novas. Nesta versão, Neru e Haku receberam vozes próprias (Derivadas de Rin e Miku, respectivamente.)

Mascotes

Há algumas fanmades, que são, claro, vocaloids feitas por fãs, ou seja, que na verdade não são vocaloids e sim versões criadas por fãs que admiram muito as personagens, usando a voz de um Vocaloid já existente em um tom diferente. A Crypton (Uma das empresas que criam Vocaloids) adotou algumas mascotes que foram criados pelo público, eles são: Neru Akita, Haku Yowane, Luka Tako ("Luka Polvo") e Miku Hachune.

Confusões entre Vocaloids e UTAUloids

É comum a confusão da personagem Teto Kasane com uma Vocaloid, mas na verdade ela é uma UTAU, que não faz parte da Vocaloid. É fato que a Teto teve os direitos de utilização da voz comprados pela Crypton (comprovado pela presença de músicas dela em CDs oficiais), porém o banco de voz continua sendo de uso gratuito no UTAU. Não há ligação real entre Vocaloid e UTAU. São somente 2 sintetizadores de voz distintos. Acham que Teto é Vocaloid pelo simples fato do ocorrido em 1º de abril de 2008. Nesse dia, um rumor se espalhou afirmando que a Crypton havia lançado uma nova vocaloid, ou seja, a CV03

Meus Favoritos:

Kaito:
Kaito foi o primeiro a ter o vocaloid 1.1, ele não teve uma boa vendagem no começo, fazendo com que trouxesse prejuízos, e fazendo diminuir demanda por vocaloids masculinos, mas em 2008 ganho o best seller award no nico nico douga, fazem com que tomasse o sucesso dos antigos vocaloids. Produzida pela Crypton, voz masculino, utilizado a voz do Naoto Fuga, lançado no dia 17 de fevereiro de 2006, o item do personagem é o sorvete.
A diferença entre os Vocaloids 1.0 e 1.1, o som dos dois mudam, mesmo que programado do mesmo jeito, e muda também o estilo de cantar e o tempo de Portamento.

Miku Hatsune:
 16292_1_other_anime_vocaloid_hatsune_miku_vocaloid_hatsune_miku_large
Hatsune Miku é a vocaloid mais conhecida de todas e a que causou todo o boom de vocaloids, ela foi a primeira da série “character Vocal Series”, a ideia era colocar uma personagem com dados mais completos como idade, altura e estilo, fazendo com que a personagem tenha uma importância maior que em Meiko. Produzida pela Crypton, canta em japonês, voz feminina, voz original de Saki Fujita e foi lançada no dia 31 de agosto de 2007.
O nome da Hatsune Miku vem do kanji de primeiro som, e Miku vem de uma forma diferente de ler os kanjis de Mirai, ou seja futuro, assim podemos interpreta como “primeiro som do futuro”, Hatsune tem 16 anos, 1,58 metros, 42 kilos, voltado para os estilos pop idol e pop dance, o item da personagem é o negi, no caso muito utilizado um alho poró.

Kagamine Len e Rin:
 1099473-kagamine_rin_328_large
Quando o programa estava sendo desenvolvido estava tendo uma alta demanda por mais vozes parecidos com a da Hatsune (adolescente feminino) e ao mesmo tempo que era necessário ter um vocaloid masculino, assim nasceu esse pacote que vem com a voz feminina e no masculino. Produzida pela Crypton, canta em japonês, voz feminino e masculino, voz original da Asami Shimoda (em ambos), lançado no dia 27 de dezembro de 2007.
O nome Kagamine vem do kanji de espelho e som, seria a ideia dos gêmeos, Rin e Len vem de direita e esquerda, eles tem 14 anos, 1,52 metros, 43 kilos, voltado para os estilos Electro pop, rock e pop enka, os itens dos personagens são Road Roller e laranja mikan.

Kamui Garupo:
 
Gakupo nasceu da tentativa da Internet co. De utilizar cantores reais para se tornarem vocaloids, mas a dificuldade para se achar alguém que queira é difícil, até que achou o Gackt que é um famoso cantor de visual key, A ilustração do avatar foi desenhado pelo Kentaro Miura, mesmo de Bersek. Produzida pela Internet co., Lts., canta em japones, voz masculino, voz original de Gackt e lançado no dia 31 de julho de 2008. O item do personagem é uma berinjela.

Luka  Megurine:
 9b945390daa000875c06113ec1e5e910_bp_large
Megurine foi a primeira vocaloid Bilíngue, com o objetivo de atrair pessoas do mundo inteiro, ela teve seu desenho feito pelo mesmo dos dois anteriores (Hatsune e Kagamine), mas ela não teve o desenho baseado em uniformes escolares. Produzida pela Crypton, canta em inglês e japonês, voz feminina, voz original de Yuu Asakawa, lançado no dia 30 de julho de 2009.
Megurine tem os kanjis de ao redor e som, Ruka tem duas interpretações, ru vende fluir e ka de som ou perfume, com isso o nome tem o sentido de “músicas para todo o mundo da mesma forma que se espalha o perfume”, trazendo a ideia de ser bilíngue, ela tem 20 anos, 1,62 metros, 45 quilos, voltada para o estilo latin-jazz-pop ESUNO e house-dance-eletronica, os itens da personagem são os atuns congelados e chicote.

Fonte sobre os personagens: http://ourotakulife.wordpress.com/2011/01/10/dicionario-otaku-9-vocaloids/

Nenhum comentário: