quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Kerli Kõiv

L_78a94a121f4c45d4a0b5ae40c8f7cb71_large
Kerli Kõiv (Elva, 7 de fevereiro de 1987) é uma cantora-compositora estoniana. Durante a sua juventude, ingressou em competições de canto e venceu a Fizz Superstar em 2002. Como efeito, entrou para a gravadora Universal Sweden, na qual permaneceu durante um breve tempo. Continuou apresentando-se e passou os dois anos seguintes indo à Suécia para especializar-se em composição. Fez uma audição para o então presidente da Island Def Jam, L.A. Reid, que contratou-a para a Island Records, e mudou-se aos dezenove anos para os Estados Unidos.
O seu álbum de estreia, Love Is Dead (2008), atingiu a 126ª posição na tabela musical Billboard 200. A canção "Walking on Air" serviu como o seu primeiro single e obteve popularidade na Europa. Em 2010, Kerli participou de Almost Alice, trilha sonora inspirada no filme Alice no País das Maravilhas, com o single "Tea Party".

Biografia

 Infância e adolescência

Kerli nasceu em 7 de fevereiro de 1987 em Elva, Tartumaa. Filha de Toivo Kõiv e da fisioterapeuta Piret, tem uma irmã três anos mais nova, Eliisa Kõiv. A Estônia estava sob domínio da União Soviética e de acordo com a artista, as pessoas tinham uma mentalidade muito restrita devido a isso, o que fez-lhe ter uma infância difícil ao não receber uma atenção necessária por parte de seus familiares adultos; o país tornou-se independente quando ela tinha quatro anos de idade. Desde cedo, aprendeu a língua inglesa e teve aulas de canto, dança de salão, balé e teatro, contando com o auxílio de seu avô, que era um compositor. Aos oito anos, iniciou os seus estudos de música clássica e aprendeu a tocar piano. Por volta dos doze, compôs a sua primeira canção.
A casa de sua família onde cresceu ficava no meio de uma floresta, uma vez que o município era pequeno e havia somente 5 mil habitantes até então. Estudou na escola local Elva Gümnaasium e mais tarde na Tartu's Miina Härma Gymnasium, a qual abandonou aos dezesseis anos para dedicar-se à carreira musical.

Carreira

5560204248_7409292ea5_z_large 2002–05: Competições musicais

Em 18 de maio de 2002, Kerli participou da competição musical Laulukarussell, a qual venceu com a canção "Bridge over Troubled Water", original de Simon & Garfunkel. No mesmo ano, entrou na Fizz Superstar e a sua interpretação de "I'm Like a Bird", de Nelly Furtado, rendeu a sua vitória. Para ingressar, mentiu sobre a sua idade, já que a mínima era quinze anos, quando na verdade tinha apenas quatorze. O prêmio foi um contrato pela Universal Sweden e como seu agente foi despedido, teve de deixar a gravadora. Um empresário de Estocolmo ouviu algumas de suas canções e convidou-a para unir-se a uma empresa musical. Ela, então, passou os dois anos seguintes viajando da Suécia à Estônia, aprendendo e trabalhando com uma equipe de compositores.
Em 2003, o grupo ao qual fez parte, Kerli & Locatellis, esteve no concurso sueco Melodifestivalen, onde apresentaram o seu single próprio, "Let's Go", ocupando o terceiro lugar nas exibições finais. Na edição de 2004 do Eurolaul, que decidia um cantor estoniano a representar a nação no Festival Eurovisão da Canção, ficou em segundo lugar com a sua faixa "Beautiful Inside". Gravou estas duas últimas canções para as coletâneas musicais Melodifestivalen 2003 e Kevadhitt 2004, respectivamente, assim como chamou a atenção da mídia local pela sua atuação nos palcos e tornou-se uma cantora notável.

2006–08: Kerli e Love Is Dead

Em junho de 2006, Kerli fez uma audição para L.A. Reid, presidente da gravadora Island Def Jam, cuja subsidiária é a Island. Ele ouviu algumas de suas canções de demonstração e acabou por contratá-la para a última companhia. Consequentemente, ela mudou-se para a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde começou a produção de seu primeiro álbum de estúdio. Pelo final de 2007, lançou um extended play (EP), o epônimo Kerli, que contém as faixas "Walking on Air", "Love Is Dead" e "She's In Parties" pelo selo independente Stolen Transmission.
Kerli_largeA canção "Walking on Air" serviu como o single de estreia de Kerli em 2008 e obteve grande êxito ao entrar em tabelas musicais de nações da Europa como Áustria, Alemanha, Bélgica, Suíça e Itália tornando-se o seu maior sucesso. Em 8 de julho de 2008, o seu álbum de estreia, Love Is Dead, foi lançado e alcançou a posição de número dois na lista Top Heatseekers, e embora tenha chegado ao número máximo de 126 na compilação estado-unidense Billboard 200, entrou nas de países como Bélgica, Itália e Suíça. A primeira apresentação de notoriedade de Kerli ocorreu na premiação cinematográfica Scream Awards, na qual cantou "Walking on Air", que foi transmitida mundialmente pela televisão em outubro do mesmo ano. A cantora recebeu uma indicação aos MTV Europe Music Awards de 2008 na categoria Best Baltic Act. De acordo com a Nielsen SoundScan, Love Is Dead vendeu 67 mil cópias nos Estados Unidos. Kerli também esteve presente na trilha sonora do jogo eletrônico Quantum of Solace, para o qual co-compôs e gravou a faixa "When Nobody Loves You".

 2009–atualmente: "Tea Party" e segundo álbum de estúdio

Em janeiro de 2009, Kerli teve a sua turnê europeia com o grupo finlandês The Rasmus cancelada. A razão divulgada foi que ela começara a trabalhar no seu segundo álbum de estúdio. Teve uma participação no filme Hired Gun, no qual emprestou a sua voz à personagem Morgan. Na décima segunda edição da premiação musical estoniana Eesti Muusikaauhinnad, recebeu quatro indicações e venceu as categorias Aasta naisartist, Aasta popartist e a Aasta muusikavideo para o vídeo de "Walking on Air".
Em 2010, foi anunciado que contribuíra com duas faixas para a trilha sonora Almost Alice, inspirada no filme de Tim Burton Alice no País das Maravilhas: "Strange", uma parceria com o grupo alemão Tokio Hotel, e "Tea Party". A última foi lançada em um EP de remixes a partir de download digital em 15 de junho do mesmo ano e teve um vídeo acompanhante. Ao lado de outros artistas, participou da gravação de "Nõiakaevu loits", obra do compositor clássico estoniano Urmas Sisask, para ajudar a fundação Tuhala Nõiakaevule Appi, que incentiva a preservação da popular Fonte da Bruxa Tuhala, já que uma recontrução na região do Lago Ülemiste fora planejada e comprometeria o ponto turístico. A nascente permanece em 
Kerli%25252bfairy_largeatividade e protegida. 
Quando entrevistada sobre o novo álbum, afirmou estar desenvolvendo um "novo estilo musical chamado Bubble Goth" e "uma nova sonoridade que nunca foi ouvida antes [por si]", assim como que o anterior, Love Is Dead, era "muito melancólico, sombrio e introvertido, então este novo é na verdade mais divertido, mas ainda tem tal distorção". Também, disse que este por vir é "muito forte" e sobre "superar a escuridão [em si]... a culpa pelo que há de errado no mundo... assumir responsalibilidade, ser inspirado e inspirar os outros". O disco tem lançamento previsto para 2011 e uma turnê para promovê-lo será estabelecida.
Uma canção, "Army of Love", foi lançada gratuitamente em dezembro de 2010 na página da cantora e como single através de distribuição para carregamento pago em 12 de abril de 2011. Atingiu o topo da tabela dos Estados Unidos Hot Dance Club Songs em 7 de maio subsequente e estará no segundo disco da artista. Em 20 de agosto de 2011, Kerli apresentou-se no Vabaduse Laulul, evento musical promovido para comemorar os vinte anos de independência da Estônia.

Relacionamento com admiradores, arte e imagem pública

Kerli afirma ter tido o sonho de se tornar cantora desde a sua infância e ao longo de seu crescimento compreendeu que "se tu recebeste o talento de criar e dar algo a este mundo, então tens uma grande responsabilidade". Em 2006, criou uma comunidade de seguidores, denominados Moon Children.Inicialmente um método de ajuda mútuo entre adolescentes, desenvolveu-se em um grupo de pessoas que conectam-se e "tentam ser o melhor que puderem". O seu símbolo é formado por três pontos que representam I.L.U.: integrity (integridade), love (amor) e unity (unidade). Ela comentou a respeito: "Tu não precisas ser um fã da Kerli para ser uma Moon Child, muito menos o contrário." Uma página virtual na qual a artista e seus fãs interagem também foi criada. Bubble Goth, seu senso de música e moda, tem como ideal sobrepor fantasia e realidade e a autoexpressão. Este nome veio a partir de um comentário negativo ao Love Is Dead, no qual o crítico chamou o estilo de Kerli de "bubble goth" e ela gostou; a partir de então, adotou-lhe.

Tumblr_lnkj52dcmk1qdouxvo1_500_large 
No início de sua carreira, foi comparada a outras vocalistas como Amy Lee, Avril Lavigne e Björk — uma de suas favoritas — pelo seu som e conteúdo lírico, além de ter sido rotulada como "emo". Em resposta a comentários do tipo, diz não ter grandes inspirações, mas sim na vida em geral, assim como não gostar de ser classificada em um gênero por acreditar que a arte não precisa ser restringida. De acordo com a revista Billboard, "o seu estilo musical é difícil de definir: naturalmente alternativo, com partes inteligentes de pop, rock e rítmica". O tema mais comum de suas canções é enfrentar obstáculos e seu processo de composição é feito a partir de anotações do que as pessoas estão sentindo e pensando, e então, através do que absorve, cria o seu próprio conceito.
Kerli é a artista estoniana mais conhecida fora do país. Em 2011, foi listada como uma das 100 Mulheres Estonianas Mais Influentes em "Embaixadoras da Cultura" pelo jornal Eesti Ekspress.

Já teve 7 indicações, ganhou 5.
É compositora també, toca piano e essa é a sua assinatura:

Ficheiro:Kerli (assinatura).png

Nenhum comentário: