terça-feira, 28 de maio de 2013

Resenha: Água para Elefantes

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. "Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Título:Água para Elefantes
Escritora: Sara Gruen
Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Classificação: 


"Meus ouvidos estão zumbindo quando desço do vagão dos cavalos, mas mesmo a impressão que tenho é de uma cena fantasmagoricamente silenciosa. Um pequeno grupo de pessoas se reuniu ali. Elas estão imóveis, os rostos tristes. Um homem tira o chapéu e aperta contra o peito." - Pág. 88

Finalmente um post! Colégio pare de sugar minha vida! Está difícil a situação, mas esse feriadão (abençoado) eu não vou viajar, então tentarei ser mais presente aqui! Quero aproveitar para agradecer pela resposta positiva ao meu último post e nova TAG sobre doramas, parece que muita gente gostou! Então é claro eu continuarei com ele.

Enfim, eu terminei o livro já faz quase uma semana, mas mesmo assim está valendo. E só posso dizer uma palavra, MARAVILHOSO! Motivos? Inúmeros! Vou lista-los aqui para vocês, mas o que vocês realmente precisam saber é que se tornou um dos meus favoritos.

Só teve um ponto negativo neste livro, a narração. Quem lê minhas resenhas faz tempo deve ter percebido que tenho sérios problemas com narração, poucas me agradam! E o problema dessa é que sem aviso nem nada a história ia do passado para o presente e voltava de novo, mas pelo menos era dividido por capítulo. Mas mesmo assim era ruim, eu ficava perdida se era o Jacob velho ou se era o novo narrando.

Agora sim, os elogios! O livro é surpreendentemente maravilhoso, eu confesso que não esperava muito do livro. Eu vi o filme faz muito tempo, mas lembro que não gostei dele e tive vontade de ler o livro bastante tempo depois só Deus saber porque. Bom, comprei e ele mofou um pouco na minha estante, mas não muito tempo! Comecei a ler e voei com a leitura, apesar da narração o livro é fácil de ler e a história é encantadora, triste, sexual e romântica. Eu achei que o livro focaria muito no romance, mas não! Ela fala muito da rotina e vida no circo, da rotina de Jacob e de quem trabalha lá, e foi isso que me fez adorar o livro! Tem muitos momentos que fiquei com vergonha de ler por causa do conteúdo sexual às vezes um pouco explicito, mas nada ao estilo "Cinquenta Tons de Cinza" claro! Os personagens são apaixonantes, e eu chorei enquanto lia.

Enfim, o livro é muito bom e recomendadíssimo para jovens e adultos, curto e fácil de ler, leiam!

"Não sei como aconteceu - eu a puxei ou ela me procurou? -, mas ela está em meus braços e nós estamos valsando, nos inclinando e deslizando na frente da corda pendurada frouxamente. Ao girarmos, avisto a tromba levantada e a cara sorridente de Rosie." - Pág. 110

Geral: 5/5
Narrativa: 4/5
História: 5/5
Facilidade de Leitura: 5/5
Design: 5/5
Revisão: 5/5
Capa: 5/5

Nenhum comentário: