quinta-feira, 20 de junho de 2013

Curiosidades Sobre Filmes e Série Star Trek

Oi pessoal! Hoje falo sobre algo que está me deixando empolgadíssima faz uma semana, o novo filme Star Trek! Eu nunca tinha assistido o de 2009, e nunca tinha tido o interesse de conhecer a história da série ou dos filmes, mas como minha mãe e meu namorado queriam assistir, eu fui. E devo confessar que estava curiosa por causa do trailer, agora digo: ESTOU APAIXONADA <3 De verdade, eu amei o filme (farei uma crítica amanhã) e assisti o de 2009 logo depois, e quero conhecer mais a série e a Nova Geração, eu gostei demais e acho que arrisco me tornar uma Trekker! E como estou mega influenciada por causa disso, vou colocar várias curiosidades, primeiro sobre os filmes e depois sobre a série, vamos lá!

Filme:

  • Este é o 12º filme da série Star Trek, inicialmente chamada de Jornada nas Estrelas no Brasil. Os demais filmes sãoJornada nas Estrelas - O Filme (1979), Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982), Jornada nas Estrelas III - À Procura de Spock (1984), Jornada nas Estrelas IV - A Volta para Casa (1986), Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final (1989), Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida (1991), Jornada nas Estrelas - Generations (1994),Jornada nas Estrelas - Primeiro Contato (1996), Jornada nas Estrelas - Insurreição (1998), Nêmesis (2002) e Star Trek (2009).
  • Baseado na série Jornada nas Estrelas, exibida na TV americana entre 1966 e 1969.
  • A atriz Rosario Dawson (À Prova de Morte) fez uma campanha na internet para participar do longa.
  • Segundo os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman, havia uma grande dúvida se Além da Escuridão - Star Trek deveria mostrar a tripulação contra outro vilão ou se teria uma história com base na exploração do desconhecido, sem que houvesse um adversário pré-definido.
  • Hayley Atwell e Teresa Palmer fizeram testes para a personagem Carol Marcus. O papel ficou com Alice Eve.
  • Benicio Del Toro chegou a negociar com os produtores para interpretar o vilão John Harrison, mas não acertou devido a divergências financeiras. Demián Bichir, Édgar Ramírez e Jordi Mollà estiveram cotados para o personagem, que acabou ficando com Benedict Cumberbatch.
  • A Paramount Pictures pediu ao diretor J.J. Abrams que rodasse o filme usando câmeras 3D, mas ele queria utilizar câmeras IMAX. No fim das contas, Abrams rodou o filme usando câmeras IMAX e, posteriormente, ele foi convertido para o formato 3D. Trata-se da primeira vez na história do cinema que um filme rodado em IMAX foi convertido para 3D. 
  • Este é o 3º filme em que Benedict Cumberbatch e Alice Eve atuam juntos. Os anteriores foram o telefilme A História de Stephen Hawking (2004) e Starter than 10 (2006).
  • Michael Dorn, que interpretou o tenente Worf na série de TV Jornada nas Estrelas - A Nova Geração (e os três filmes estrelados por este elenco), chegou a ser contactado pelos produtores para fazer uma participação especial em Além da Escuridão - Star Trek. Entretanto, posteriormente os produtores acharam melhor não misturar o novo com o antigo e acabaram descartando-o.
  • Os roteiristas leram vários livros de ficção científica escritos por Arthur C. Clarke e Larry Niven em busca de inspiração para o filme.
  • É o 1º filme da série a ter cenas gravadas fora dos Estados Unidos. Algumas cenas foram rodadas na Islândia, para a inserção de efeitos especiais no longa-metragem.
  • Durante o filme o personagem John Harrison diz a James T. Kirk a coordenada 23174611. Trata-se das coordenadas espaciais de uma das luas de Júpiter.
  • Além da Escuridão - Star Trek é dedicado aos veteranos de guerra do pós-11 de setembro. O diretor J.J. Abrams participa do The Mission Continues, uma ONG sem fins lucrativos que apoia militares americanos a fazer serviços comunitários ao retornar para suas casas.
  • Além da Escuridão - Star Trek é o 8º filme em que Leonard Nimoy aparece como Spock. Ele é o atual recordista de participações na série, ao lado de William Shatner.
Série:
  • A primeira nave da Nasa a ir em órbita foi chamada de Enterprise, a pedido dos inúmeros fãs da série.
  • A série original tinha uma mulher como primeira comandante da nave. Mas a emissora de TV não acreditava que uma mulher pudesse ter o papel de comandante da nave, então, o "cargo" foi para um homem.
  • A série original também mostrava o primeiro beijo interracial da TV americana. Foi entre o Capitão Kirk e a Tenente Uhura, em 1968, o mesmo ano em que Martin Luther King foi assassinado.
  • A primeira tripulação foi intencionalmente diversificada porque Gene Roddenberry, o criador, esforçou-se para representar o futuro mais utópico.
  • Os tripulantes que usavam uniformes vermelhos foram os que mais morreram na série original (10% vestiam camisa amarela; 8% azul; 73% vermelha; 9% outras). Em 2009, o reboot de Star Trek fez uma referência ao fenômeno, fazendo com que o engenheiro chefe Olsen morresse usando um uniforme vermelho.
  • O significado das cores dos uniformes da série original eram: amarelo - comando; vermelho - operações; azul - ciências. Na geração seguinte, significavam: amarelo - operações; vermelho - comando; azul - ciências.
  • Majel Roddenberry, esposa de Gene, ganhou um papel na retomada da franquia. foram 726 episódios de TV em seis séries e 12  filmes.
  • A mais famosa saudação volcana foi inventada por Leonard Nimoy, o Spock da série original. Foi baseada em uma bênção sacerdotal judia, de vida longa e próspera.
  • Zachary Quinto teve de usar cola entre os dedos para fazer a saudação volcana no filme.
  • O colégio The Lake Tahoe Community ofereceu um curso on-line de "Xenolinguística: A Antropologia das Línguas Alienígenas." No currículo dos alunos estava o ensino de Volcano, Romulan, Klingon e Tribble
  • Os fãs de Star Trek são conhecidos como Trekkers. O termo está listado no Dicionário Oxford como "um admirador da série de TV americana de ficção científica Star Trek; um viajante espacial; alguém interessado em viagem espaciais."
  • Em 2006, William Shatner vendeu uma pedra de seu rim para o GoldePalace.com, a um colecionador, por US$ 25 mil. O dinheiro foi para um fundo beneficente.
  • O censo norte-americano recebeu milhares de pedidos para que as pessoas fossem registradas segundo uma raça de Star Trek. 
  • A empresa de efeitos visuais de George Lucas, a ILM, trabalhou em sete filmes de Star Trek, incluindo o mais recente, de 2009, que também foi o mais pirateado da franquia.
  • A mais famosa frase, "audaciosamente indo, onde nenhum homem jamais esteve" (To boldly go where no man has gone before), foi tirada quase literalmente de um livro da Casa Branca, de 1957, sobre exploração espacial. É um dos mais famosos exemplos de tempo verbal infinitivo usado incorretamente, gramaticalmente falando.
  • O personagem Spock quase foi cortado da série, inicialmente por causa de executivos da NBC, que acharam sua aparência um pouco “satânica”, e depois devido a protestos de entidades religiosas, pelo mesmo motivo. Felizmente, Gene Roddenberry insistiu na presença e importância do personagem para a série. Ironicamente, Spock se tornou um dos personagens mais marcantes e famosos do universo de Star Trek.
  • Os Klingons eram claramente baseados nos russos, já que no período do seriado a Guerra Fria estava a toda. Por problemas de orçamento, os personagens da série clássica lembravam humanos, mas suas versões no cinema, e nas séries recentes mostravam a cabeça “casco de tartaruga”. No filme de 1991, A Terra Desconhecida, a explosão da lua de Klingon e a paz com esse povo é uma alusão a Chernobyl e o fim da União Soviética.
  • O capitão Kirk, interpretado pelo ator William Shatner, nasceu no estado de Iowa e, desde 1985, a cidade de Riverside proclamou-se “futuro local de nascimento de James T. Kirk”. Hoje, a cidade é um dos pontos de referência dos fãs com eventos e atrações, inclusive com uma Enterprise exposta.
  • Na década de 60, período em que estreou a série, vivia-se o auge da Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética, além do Movimento pelos Direitos Civis dos negros e das mulheres. Star Trek foi o primeiro programa na TV a apresentar uma visão avançada de um futuro da humanidade igualitário e pacífico, o que se comprova tanto pelos valores cultivados pela Federação como pelo elenco multiétnico da espaçonave.
  • Apesar de ter sido indicada 11 vezes, sempre em categorias diferentes, a série jamais logrou êxito na premiação. Infelizmente, séries de ficção científica historicamente não costumam vencer no Emmy.

Nenhum comentário: