quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Resenha: Divergente

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Título: Divergente
Escritora: Veronica Roth
Páginas: 504
Editora: Rocco
Classificação:

"Antes que os guardas consigam detê-lo, ele agarra meu pescoço com uma de suas mãos, apertando minha traqueia com as pontas dos dedos." - Pág. 447

Estou impressionada, o livro virou meu favorito em poucas horas. Tudo no livro me fascinou, o tipo de distopia é incrível. É nesses momentos que percebo que a distopia é meu tipo de livro favorito e a quantidade de possibilidades que existe no mundo. Amei o livro e achei a trama, os personagens, toda a narrativa e a singularidade do livro.

Pontos negativos, fico me perguntando se existe um. O livro é tão bom que eu não consigo encontrar um defeito. Então, esse livro se encaixou tanto no meu gosto que eu não acho nenhuma falha, vai do gosto do leitor.

A história em si tem tudo que uma distopia deve ter e muito mais, todos os conflitos, os personagens que se impõem, aqueles que apoiam os malvados, mas Roth consegue fazer tudo isso sem deixar clichê! Os personagens são ótimos, todos com um bom desenvolvimento, adorei a protagonista Tris e o Tobias, assim como Caleb e a mãe. O romance criado também é super fofo, nada forçado e algo que você vê crescer, não uma explosão que PUFF! do nada eles se apaixonam.

Pra qualquer um que gosta de distopia, esse livro não pode faltar na estante, mas eu recomendo pra qualquer um, adolescentes e adultos, homens e mulheres. Para mim, a escolha de ler esse livro me transformou para melhor.

"Ele não se move; apenas fica ali, com a boca encostada na minha pele, e eu ficou ali, com as mãos na sua cintura, por muito tempo." - Pág. 329

Geral: 5/5
Narrativa: 5/5
História: 5/5
Facilidade de Leitura: 5/5
Design: 5/5
Revisão: 5/5
Capa: 5/5

Nenhum comentário: