terça-feira, 6 de novembro de 2012

8 Dicas para não rodar na reta final

 
Fim do ano! Finalmente, aulas acabando, férias chegando e verão junto. Para algumas pessoas significa apenas mais um fim de ano, um tempo da escola, um tempo no trabalho(ou não) ou um tempo na faculdade. Para outros vai ser um novo começo no ano seguinte, está se formando no fundamental(como eu), no colégio ou na faculdade, grandes mudanças pela frente!
E como os professores chamam, agora é a "reta final" para todos nós. Quem precisa recuperar nota, agora é a última chance, para tentar passar sem problemas no fim do ano, ou se ficar de recuperação, precisar de poucos pontos. Pra isso precisa de esforço e estudo, e como eu estou na reta final vou dar algumas dicas para quem quer passar melhor. Felizmente eu já posso comemorar porque tenho apenas duas semanas de aula, já fechei quase todas as notas! Então acho que posso dar umas dicas.

1º Preste atenção na aula! Esse é o básico de tudo, prestar atenção é fundamental, mas todos nós sabemos que algo sempre nos distrai, aquele cara lindo, ou aquela fofoca que acabou de sair do forno ou simplismente uma mosca ou a parede parece mais interessante que a aula. Mas com esforço todos conseguem, então deixe para saber da fofoca depois e o cara lindo não vai ficar feio de uma hora pra outra, com um pouquinho de "querer" você consegue, acredite!

2º Faça as tarefas. Parece bobo dizer isso, mas a tarefa serve como um estudo antessipado. Tenho uma amiga que quase nunca presta atenção na aula, mas como faz todas as tarefas de casa ela consegue se virar na hora da prova só estudando. Mas não vou ser contraditória, prestar atenção ainda é necessário e a tarefa ajuda muito, você quer passar apenas com nota... "Passáveis"?

3º Se esforce nos seus trabalhos. Muitos professores passam trabalhos no fim do ano, para tentar recuperar a nota de alguns alunos, mas se não fizer direito, vai apenas ser mais um peso morto na sua nota. É só um trabalho, não precisa estudar, no máximo decorar para apresentar na aula. Se é tímido, faça uma dupla e divida com alguém essa parte. Trabalhos bem feitos ajudam muito no final.

4º Vá no reforço. A maioria(a maioria pessoal, eu sei que tem escolas que não oferecem) das escolas tem reforço de algumas matérias, como matemática e química. Na minha escola tem reforço de matemática toda quinta-feira de manhã, eu vou toda semana desde o início do ano. E ajuda muito! Então se sua escola oferece reforço e você está precisando, tente ir! São só umas horinhas de manhã/tarde/noite, sua nota vai agradecer e o professor que dá a aula adora!

5º Tenha aula particular. Se sua escola não tem reforço OU não tem da matéria que você precisa, pague um professor particular. Peça para seus pais e tenho certeza que vão pagar se puderem, afinal nenhum pai gosta de ver o filho afundar nas notas, principalmente no fim do ano. É o mesmo que eu disse para o reforço, são só algumas horinhas e sua nota vai agradecer.

6º Levanta essa mão! Eu sou um exemplo dessa dica, muitas pessoas tem vergonha de fazer perguntas na sala, vai que foi só você que não entendeu? Mas temos que superar essa timidez, quantas vezes nós apenas balançamos a cabeça quando o professor perguntou se entendemos mesmo sem ter entendido nada? Se alguém zoar sua pergunta, ignore porque terá outras pessoas que vão agradecer pela sua coragem. Se não consegue de jeito nenhum peça para algum amigo(a) que não tenha vergonha fazer a pergunta por você, de qualquer jeito tenha a sua resposta!

7º Peça ajuda. Ajuda para colegas que entendem mais do assunto e para o professor. Imagine: você está na aula tentando fazer seus exercícios mas desiste porque não consegue fazer nada, levante e peça ajuda para alguém, tente entender e fazer o exercício, vai valer a pena depois!

8º Estude. Só isso, estude muito e não só no dia da prova, antes também! Vá estudando 3 dias antes, todas as noites, peça exercícios extras para seu professor para realizar em casa. Dê um tempo na internet ou no video-game e estude, o que são algumas horinhas comparadas a um mês inteiro? #Ficadica

Nenhum comentário: