quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Resenha: Jogos Vorazes

Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Editora: Rocco
Páginas: 397
Escritora: Suzanne Collins

"Tirando as crianças dos nossos distritos, forçando elas a matar umas as outras enquanto assistimos – esse é o modo da Capital nos lembrar de que pertencemos a eles. Como seriam pequenas as chances de sobrevivermos a outra rebelião. Sejam quais forem as palavras que eles usem, a mensagem é clara: “Olhe como pegamos seus filhos e sacrificamos eles e não há nada que vocês possam fazer. Se levantarem um dedo, vamos destruir até o último de vocês. Assim como fizemos com o Distrito Treze."

O livro começa contando a vida de Katniss na sua visão, as dificuldades que passa no Distrito 12 e no lugar que mora, a Costura. Conta sobre o seu melhor amigo Gale(persongem que amei), sua irmã Prim e sua mãe. Ela também fala de seu pai e o que aconteceu com ele. Diz como sobrevive na Costura, mesmo que seja normal alguém morrer de fome por lá. Muitas pessoas acham entediante, mas eu gosto. Ela conta toda a sua jornada de como chegou aos Jogos Vorazes, como é a Capital, como foi o treinamento e a preparação para os Jogos, conta tudo que acontece nos Jogos e o final do livro te deixa com um gosto de "QUERO MAIS AGORA".

Enfim, eu amei o livro. Com todas as minhas forças e posso dizer que virou um dos meus favoritos. Suzanne Collins conseguiu colocar tudo em 397 páginas, ação, romance, aventura, tudo! Ela misturou tudo isso com tanta esperteza e imaginação. Eu li esse livro em exatos 3 dias. Eu não conseguia parar de ler! Eu até deixei o blog meio de lado(desculpa :x). Mas o livro é maravilhoso, minha mãe queria saber como é um pouco e eu contava algumas coisas sobre os Jogos e ela achou meio cruel. Mas quer ver o filme. Eu vou ver no dia da estreia no cinema! Não vou perder um segundo. Eu me envolvi muito com os personagens, mas nada me fez chorar, só ficar muito triste. Me afeiçoei com a Katniss, com o Gale, com uma dos tributos, a Rue, pelo estilista dela o Cinna e pelo mentor. Adorei muitos esses personanges, mas todos tinham uma personalidade forte. E você vai ser Team Gale ou Team Peeta? Eu sou totalmente Team Gale! Espero que Katniss fique com ele.

"Por fim, Gale está aqui. Talvez não haja nada romântico entre nós, mas, quando abre os braços, não exito nem um pouco em abraça-lo. Seu corpo me é bem familiar, a maneira como ele se move, o cheiro de fumaça de madeira. Até mesmo as batidas de seu coração eu consigo reconhecer devido aos momentos em que somos obrigados a ficar no mais absoluto silêncio durante as caçadas. Mas essa é a primeira vez que realmente o sinto, esguio e musculoso, junto ao meu corpo."

Eu tinha prometido ler o livro antes do filme, e agora estou realizada. Aqui está o trailer:


2 comentários:

.Bárbara Matos. disse...

Nossa, como eu AMO Jogos Vorazes, fico feliz que você tenha lido! (:

Ansiosa pro filme, tá chegando *-*

Ah, e a promo que eu aproveitei foi na Fnac, mas acho que agora já acabou :(

Beijos,
Livros e Coisas Menos Incríveis.

Giovanna disse...

Eu AMEI também, é maravilhoso mesmo *w* To louca para ler Em Chamas e Esperança, e ver o filme *megusta*

AA vou lá ver se acabou D:

Beijos :3