quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Resenha: Mansfield Park


Fanny viu-se apertada contra o coração do primo, que conseguiu apenas essas palavras, mal-articulas: "Minha Fanny, minha única irmã, meu único consolo agora!".

Páginas: 288 - 448
Editora: Landmark
Escritor: Jane Austen 

O livro conta a história de Fanny Price, filha de Frances Ward - que é a mais nova das três irmãs Ward - com um certo sr. Price, um lugar-tenente da Marinha sem educação, sem conexões e sem fortuna. Ao contrário de Frances, sua irmã mais velha Maria consegue se casar com Sir Thomas Bertram, homem bastante rico e dono da propriedade no campo chamada Mansfield Park - que é a residência dos Bertram e onde toda a ação do livro acontece. A outra das irmãs Ward casa com um certo Rev. Norris, homem com menos fortuna que Sir Thomas, mas mais bem situado econômica e socialmente que o sr. Price. Os Norris acabam indo morar bem perto de Mansfield Park, enquanto que os Price vão residir em Portsmouth. Se por um lado Lady Bertram e Mrs. Norris compartilham de um convívio diário, sua irmã Mrs. Price é simplesmente esquecida pelas duas, vivendo com dificuldades na cidade grande. Depois de muitos anos nesta situação Mrs. Norris tem a idéia de trazer para morar em Mansfield Park uma das filhas de sua irmã mais pobre: a menina - é aqui onde eu queria chegar - é a já citada Fanny Price.A vida da tímida Fanny entre os seus familiares mais ricos é difícil. Com exceção de seu primo, o bom-caráter Edmund Bertram, todos em Mansfield Park fazem questão de deixar claro, em todos os momentos, que a prima pobre é inferior: ela não só não tem direito a ter uma vida social normal como tem a obrigação de ajudar suas duas tias Norris e Bertram. Enquanto que esta é tão indolente que mal consegue sair do sofá, Mrs. Norris - uma das personagens mais marcantes do livro - tem um caráter terrível, sempre querendo parecer boa, mas sempre avarenta e má: é ela que é a mais grosseira entre todos com Fanny e que, cruelmente, mais tenta destruir o amor-próprio da sobrinha.E é contando a vida de Fanny Price que o livro vai caminhando, em ritmo sutil, lento e de profunda penetração psicológica - com a extraordinária capacidade de Jane Austen em construir personagens coerentes, de carne-e-osso: à medida que o livro se desenvolve somos apresentados às fúteis jovens Bertram; ao Sr. Rushworth, um homem rico, mas completamente estúpido; aos irmãos Henry e Maria Crawford, pessoas ricas e de poucos escrúpulos, e que são os causadores de grandes turbulências na pacífica vida dos Bertram em Mansfield Park.

Eu gostei muito do livro. Interessante e encantador, como todos os livro de Jane Austen. Ela é com certeza minha terceira escritora favorita. Gosto muito das obras dela, esse é o terceiro livro dela que li, falta apenas um que eu tenho. Na verdade, a edição que peguei é bilingue, então, metade é português e outra é em inglês. Então, 288 páginas em português e o resto em inglês. O problema é que você tem que querer mesmo ler o livro. Mas vale a pena no final.  Eu me decepcionei um pouco porque vi o filme antes e esperava mais, o filme é melhor, infelizmente.

"Pode haver algo mais natural do que essa mudança? Amando, guiando-a e protegendo-a, do mesmo jeito que fazia quando Fanny tinha dez ano de idade."

Capa: 3/5
História: 4/5
Personagens: 5/5
Narrativa: 3/5

Nenhum comentário: