domingo, 28 de agosto de 2011

Tim Burton

 Nicolasguerincolor11_large

Timothy William Burton (Burbank, 25 de agosto de 1958) é um cineasta americano. Trabalha usualmente com temáticas sombrias, frequentemente acompanhado do ator Johnny Depp, sua esposa Helena Bonham Carter, com quem tem dois filhos e Danny Elfman, como compositor. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos os notórios atores de filmes de terror Vincent Price e Christopher Lee.

Biografia

Burton é o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.

Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho The Fox and the Hound, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. Mesmo assim, foi no período que trabalhou na Disney que Tim Burton criou e dirigiu sua primeira curta-metragem Vincent, com o personagem principal baseado no ator Vincent Price. Mais tarde, o diretor trabalhou no seu segundo curta-metragem Frankenweenie, que conta a história de um menino que ressucita seu cachorro. Mesmo com enredos pouco infantis, Tim Burton teve espaço para criar o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos.

O seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia Burton conciliou três anos depois em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma super-produção: Batman, em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman - O Retorno (Batman Returns), também com a direção de Tim Burton. Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands), sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projeto, Tim Burton chamou o ator Johnny Depp, que seria seu maior colaborador durante a carreira do cineasta. Depois seria novamente chamado, dessa vez para estrelar a cinebiografia de Ed Wood, considerado o pior diretor de todos os tempos.

Após esse período, o diretor passou por baixar em filmes que pouco renderam, como Marte Ataca! (Mars Attacks!) e Planeta dos Macacos (Planet of the Apes). Tim Burton melhorou sua carreira em 1999 após lançar o filme A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow), sobre uma cidadezinha que sofre uma série de assassinatos. Sua carreira continuou em alta depois de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish). Mais tarde, Burton voltaria a animação stop-motion com A Noiva Cadáver (Corpse Bride). Nessa época, o diretor regravou um clássico dos anos 70, A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory), novamente com a participação do ator Johnny Depp.

Tim Burton é casado com a atriz Helena Bonham Carter e tem dois filhos com ela: Billy de 4 anos, e recentemente o casal teve uma menina, chamada Nell.

Apesar de, segundo sua mulher, Tim não gostar de musicais,ele dirigiu o filme, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, que foi bem recebido pela crítica, sendo indicado ao Oscar 2008 em algumas categorias, ganhando a categoria Direção de Arte, graças ao belíssimo trabalho do diretor. A paixão pela versão original do musical para teatro, segundo Helena Bonham Carter foi uma das coisas que os dois tinham em comum e que ajudou a uní-los.

Tim Burton esteve trabalhando no filme Alice no País das Maravilhas que foi produzido pela Disney, e que contou com um excelente elenco de renomados nomes, como o amigo do diretor, Johnny Depp, sua esposa Helena Bonham Carter e a atriz Anne Hathaway.

Obras

 Filmografia


Ano                    Título
1982        Hansel and Gretel
1982        Vincent
1984        Frankenweenie
1985        Pee-wee's Big Adventure
1986        Faerie Tale Theatre: Alladin and His Wonderful Lamp
1986        Alfred Hitchcock Presents: The Jar
1988        Beetlejuice
1989        Batman
1990        Edward Scissorhands 
1992        Batman Returns  
1993        The Nightmare Before Christmas
1994        Cabin Boy
1995        Batman Forever 
1996        Mars Attacks! 
1996        James and the Giant Peach
1999        Sleepy Hollow
2001        Planet of the Apes 
2003        Big Fish  
2005        Charlie and the Chocolate Factory 
2005        Corpse Bride 
2006        Bones 
2006        The Ballad of Paul K  
2007        Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
2009        9   
2010       Alice In Wonderland  
2012       Frankenweenie
2012       Abraham Lincoln: The Vampire Hunter    

Livros

Em 1997, escreveu "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias", que ganhou edição brasileira apenas em julho de 2007.

Apesar de ser infantil, o livro tem cenas de violência familiar, suicídio, sexo não-explícito e traição extraconjugal (o amante da adúltera é um ferro de engomar). Também não cabe aos poemas, finais felizes.

O caso do Pequeno Menino Ostra é modelar. O poema dedicado a contar seu triste fim ( depois do seu triste início, já rejeitado pela mãe por cheirar "a oceano e alga marinha"), fala de um pai com disfunção erétil avisado por um médico de que comer ostras propicia 'um desempenho sexual extra' ".

O show de aberrações é típico de Burton, mas nem sempre são feitos apenas de desgraças; é o caso, por exemplo, do menino Brie, um menino-queijo, que encontra a amizade de um vinho.

Prêmios e indicações

Óscar

    2006 - Indicado Melhor Filme de Animação, por A Noiva-Cadáver.

Globo de Ouro

    2008 - Venceu na categoria Melhor Filme de Suspense/Musical, por Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
    2008 - Indicado Melhor Diretor, por Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.

Golden Satellite Awards

    1996 - Indicado Melhor Filme de Animação, por Marte Ataca!.
    1996 - Indicado Melhor Filme de Animação, por James e o Pêssego Gigante.

BAFTA

    2004 - Indicado Melhor Diretor, por Big Fish.
    2004 - Indicado Melhor Filme, por Big Fish.

Prêmio Saturno

    1999 - Venceu na categoria Melhor Diretor em Filme de Horror e Fantasia, por A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.

Curiosidade do filme "Nightmare Before Christmas"

Prêmios e indicações

Oscar 1994 (EUA)
  • Indicado na categoria de melhores efeitos especiais. O vencedor foi Jurassic Park.
Prêmio Saturno 1994 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA)
  • Venceu nas categorias de melhor filme de fantasia e melhor música.
  • Indicado nas categorias de melhor diretor e melhores efeitos especiais.
Globo de Ouro 1994 (EUA)
  • Indicado na categoria de melhor trilha sonora original - cinema.
Esse sempre vai ser meu filme favorito dele!

Nenhum comentário: