quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cinquenta vestidos que mudaram o mundo

Cinquenta vestidos que mudaram o mundo

Tudo à nossa volta tem um design, e essa palavra já é parte de nossa vivência diária. Mas quanto sabemos sobre o assunto? Cinquenta vestidos que mudaram o mundo contribui para esse conhecimento, listando os 50 principais vestidos a teremimpacto substancial no mundo do design de hoje. Do vestido Delphos plissado de 1915 ao vestido de LED de Hussein Chalayan de 2007, sobre cada vestido há uma breve referência para que se explorem tanto o que conferiu a ele seu status icônico quanto os estilistas que lhe proporcionaram um lugar especial na história do design.

Vestidos são peças perfeitas: Podem ser femininos, ousados, de diferentes estampas, cortes e caimentos. Nisto, eles também podem virar peças de arte, como a fotografia poética, delicada e surreal chamada "Dress lamp tree", do fotógrafo britânico Tim Walker.



Recentemente foi lançado aqui no Brasil o Livro Cinquenta Vestidos que Mudaram o Mundo, que reúne os 50 vestidos que causaram mais impacto mundial de acordo com o Design Museum, de Londres. De acordo com a própria introdução do livro "Estes são vestidos que marcaram, de maneira contundente, momentos particulares no tempo e que proporcionam uma visão fascinante sobre as pessoas que os usaram, assim como sobre as que os projetaram e fizeram". Mais do que um acervo de moda, o livro aponta looks que serviram de inspiração para visuais e comportamentos que perduram até os dias de hoje.



Em 2001, Julia Roberts usou um vestido vintage todo em preto e com detalhes em branco na premiação que lhe rendeu um oscar na categoria Melhor Atriz pelo filme Erin Brockovich. A roupa foi produzida pelo estilista Valentino Garavani e chegou a ficar na exposição "Valentino, Restrospectiva: Passado, Presente, Futuro" em Cingapura no ano de 2010, em que reunia seus principais trabalhos feitos ao longo de seus 50 anos de carreira.

 

Audrey Hepburn interpretou Holly Golightly em Bonequinha de Luxo no ano de 1961. Logo na primeira cena do filme, a personagem veste um longo preto e justinho criado pelo francês Hubert de Givenchy, que se tornou um dos looks mais célebres do cinema, por impulsionar o glamour minimalista e sexy, tornando-se um marco da década de 60. Em dezembro de 2006 o vestido foi leiloado na Christie's, em Londres, por 410 mil libras (800 mil dólares), dinheiro destinado à construção de 15 escolas para crianças indianas.



Em 1981, em seu casamento com o príncipe Charles, Príncipe de Gales, Diana Frances percorreu a nave da catedral de St. Paul vestindo um lindo vestido de tafetá de seda, decorado com renda bordada à mão, lantejoulas, 10.000 pérolas e com uma cauda de quase 8 metros. A criação foi feita pelos estilistas David e Elizabeth Emmanuel, e se encontra em exibição numa exposição chamada "Diana – a celebration".



Quem nunca ouviu falar do eterno vestido esvoaçante branco de Marylin Monroe? Uma das cenas mais marcantes do cinema, do filme "O Pecado Mora ao Lado", é quando Marylin para sobre o duto de ventilação do metrô de Nova York e se diverte segurando o vestido, que foi produzido por William Travilla, figurinista que vestiu Marilyn em oito de seus filmes. Marylin escreveu para Travilla certa vez: "Billy Dear, please dress me forever. I love you, Marilyn."

Fonte: http://www.depoisdosquinze.com/2011/04/vestidos-que-mudaram-o-mundo/

Nenhum comentário: