quinta-feira, 1 de março de 2012

Resenha: Mangá - O Poder dos Quadrinhos

Os mangás, ou histórias em quadrinhos, fazem parte do cotidiano da sociedade japonesa como em nenhum outra parte do mundo. A popularidade dos mangás e a indústria bilionária que em torno deles se movimenta ajudou no desenvolvimento de uma arte requintada e complexa, que começa a conquistar também o Ocidente.
A antropóloga Sonia Luyten diz que o mangá tem função catalisadora numa sociedade altamente competitiva como o Japão. Por isto os personagens dos quadrinhos japoneses estabelecem modelos femininos (kauai) e masculinos (agressivo) bem definidos, emulando arquétipos da era medieval, como a gueixa e o samurai. Os olhos enormes das heroínas de mangá, ao contrário do que eu pensava, não é sinal de ocidentalização. O criador dos estereótipos femininos, Tezuka Ossamu (Osamu Tezuka) baseou-se na maquiagem dos olhos de dançarinas de teatro de revista dos anos 20, em Osaka.

Editora: Hedra  
Páginas: 250 páginas 
Escritora: Sonia Bibe Luyten

 

Ao fim da leitura, a sensação de que o Japão é um país de autômatos. Todos cumprem seus papéis: homens, mulheres, crianças, para manter o sistema de produção acelerada em funcionamento. Os mangás exploram fantasias sobrenaturais (poderes mágicos) nas tramas infantis, românticas nas femininas e com sexo e violência nas masculinas. As fantasias servem como fuga para as pressões cotidianas, com relações hierarquizadas e zelo extremo pela disciplina social, com total sufocamento da individualidade de cada japonês.

 Eu gostei muito do livro. Meu gentil de professor de História que me emprestou porque ele sabe que eu amo o Japão, animes e mangás. O livro me ensinou tanta coisa! Eu adorei aprender tantas coisas sobre esse país e essa cultura que eu tanto quero conhecer de perto algum dia. Demorei um pouco para ler porque tinha muita história, então queria prestar total atenção para poder absorver e aprender tudo. Eu agradeço muito a ele e indico o livro para qualquer um que gostar ou querer conhecer. Nota 10!

 
Capa: 4/5
História: 5/5
Personagens: -
Narrativa: 5/5

5 comentários:

Unknown disse...

Oii
Gostei muito do post!
Acho bem legal mangás e animes como tu...
mas faz tantooo tempo que não assisto e não leio, que até bateu saudade agora.

um beijão
Lara - Magia Literária

Unknown disse...

Oii
Gostei muito do post!
Acho bem legal mangás e animes como tu...
mas faz tantooo tempo que não assisto e não leio, que até bateu saudade agora.

um beijão
Lara - Magia Literária

Giovanna disse...

Brigada! EU amo demais, mas to faz uns 3 dias sem ver e mangá eu li hoje kk' Amanhã boto os animes em dia

Beijos!

David Costa disse...

nossa que legaal, agora eu vou elr concerteza rsr

Gosta de ler? Sim, então não deixe de participar do sorteio que esta rolando no GN, e ainda mais nao custa participar né!

http://garotoonerd.blogspot.com/2012/03/sorteio-garoto-nerd-spazio-dm.html

Giovanna disse...

Não deixe! É muito bom! Vou dar uma passad :3